[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Vendas de motos registram o melhor resultado em 16 anos

Redação
27/08/2024 12:00
Divulgação

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), apenas no primeiro semestre de 2024, foram licenciadas 1.090.088 motocicletas, alta de 20,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o melhor resultado desde 2008 e o segundo melhor desempenho na história do segmento.

Até julho, o Brasil registrou uma alta de 14,4% na produção de motocicletas, este ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O número chegou a 1.015.201 de unidades fabricadas, registrando o melhor desempenho para o período desde 2012.

Apenas em julho deste ano, foram vendidas mais de 156 mil motocicletas, registrando um aumento de 27,5% em comparação com o mesmo mês do ano passado. O número foi registrado como o melhor resultado para o mês desde 2011. De acordo com Filipe Tavares, empresário e especialista no segmento de motopeças, o aquecimento do mercado de motocicletas tem impulsionado também o setor de manutenção e reposição de peças.

“Com mais motos em circulação, a demanda por produtos como pneus, filtros e serviços como revisões cresce. Atualmente, o mercado está aquecido, com crescimento impulsionado por fatores como a alta nos custos de transporte e a busca por alternativas econômicas, como as motocicletas, especialmente em centros urbanos”, afirma.

Tavares acrescenta ainda que a popularidade dos aplicativos de delivery e a busca por alternativas de mobilidade mais acessíveis também são fatores que contribuem para esse aumento. “As motos são a principal ferramenta de trabalho dos entregadores. Além disso, a inflação e o alto custo dos carros tornaram as motocicletas uma alternativa mais acessível de transporte, principalmente em áreas urbanas, onde a praticidade e economia são essenciais”, destaca.