Os principais segmentos do comércio que possuem relação com o Dia das Mães devem registrar crescimento de 7,1% na Bahia, no mês de maio. As projeções são da Fecomércio-BA e da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
O melhor desempenho para o período deve ser dos Supermercados, com alta estimada de 11% na comparação anual, com faturamento de quase 5 bilhões de reais. O segmento é beneficiado de forma direta e indireta pela data. “Na primeira situação, são os próprios consumidores que vão as compras buscando os ingredientes e bebidas para o almoço no domingo. E no segundo caso, são empresários, donos de restaurantes, que precisam abastecer seus estoques para um dia de grande movimentação, com tradicionais filas de espera”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
A segunda maior variação no mês estima ser das Lojas de Móveis e Decoração, de 8%. Com a redução da taxa de juros, esses tipos de produtos ficam relativamente mais acessíveis, pois dependem num grau elevado do custo de crédito. No entanto, para o Dia das Mães, esse grupo não se posiciona entre os principais itens de busca.
Outra alta deve ser vista nas lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos, de 3%. “Neste caso, já há uma busca mais intensa, do desejo de compra de telefone celular, computadores ou algum produto de utilidade doméstica. Vale ressaltar que, o crédito mais barato e o nível de inadimplência mais baixo do que há um ano, são fatores que devem contribuir para a expansão de vendas nesse segmento”, pontua Dietze.
No sentido contrário, segundo as projeções, é provável haver queda de 3% no segmento de Farmácias e Perfumarias. Esse resultado não pode ser considerado negativo, pois trata-se de uma base muito elevada de comparação, com o Setor batendo nos últimos meses recorde de vendas. E, por fim, as Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados, que devem ficar praticamente no 0 a 0 em relação a maio de 2023. A variação prevista é de -1% no contraponto anual.
SEMESTRE – É um bom momento para o varejo baiano que deve apresentar crescimento de 7% no 1º semestre. Os consumidores estão com contas mais equilibradas, com mais segurança no emprego e com maior disponibilidade de crédito. “A dica para o período é pesquisar, pois a concorrência é ampla e as opções de pagamento também podem trazer alguma diferença importante de preço, sobretudo no pagamento na modalidade PIX. Importante enfatizar que o aumento do faturamento não quer dizer, necessariamente, lucro. O Dia das Mães é uma grande oportunidade para os empresários conseguirem reduzir os seus estoques, fortalecer o fluxo de caixa e pensar nas estratégias para as próximas datas comemorativas para o setor, Dia dos Namorados, São João e Dia dos Pais.