O governo federal lança, nesta segunda-feira (16), o chamado Cartão MEI, um produto exclusivo para os mais de 15 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). Ele servirá como cartão de crédito e débito e terá vantagens como anuidade zero. Junto com o cartão, também está previsto o lançamento de uma plataforma para capacitar os microempreendedores individuais.
O cartão também terá um QR Code que direcionará o usuário ao Portal do Empreendedor, ), canal oficial para formalizações e cobranças para o microempreendedor individual. Segundo o governo federal, a iniciativa ajuda a promover a formalização e facilita operações comerciais, contribuindo para a sustentabilidade dos pequenos negócios.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, participarão do lançamento. Em breve, outros bancos poderão aderir à iniciativa de fortalecimento, reconhecimento e apoio aos microempreendedores individuais.
O cartão complementa o programa Acredita, lançado em abril para oferecer apoio financeiro às pequenas empresas.