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Braskem vai lançar empresa de navegação para transporte de petroquímicos

Redação
22/07/2024 12:00
Foto: Divulgação

A petroquímica Braskem terá um braço no setor de navegação. A empresa obteve aval da Agência Nacional de Transportes Aquaviários para criar uma EBN (Empresa Brasileira de Navegação). O início das operações marítimas já está previsto para os próximos meses. A companhia poderá alugar ou ter navios com tripulação contratada para realizar o transporte marítimo de produtos. A primeira operação na cabotagem está prevista para ser realizada entre a Bahia e o Rio de Janeiro. A estimativa da petroquímica é que haja uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões por ano com as operações marítimas.

Segundo a empresa, o movimento da Braskem está alinhado à estratégia de expansão da disponibilidade de embarcações modernas na cabotagem brasileira, além da diminuição dos custos com fretes, da ampliação do nível de segurança nas operações marítimas e da redução da emissão de CO2 nas operações por meio de otimizações logísticas. A companhia é inclusive a primeira do segmento a operar com embarcações próprias na cabotagem. E os benefícios já estão mapeados.

. “O momento é muito importante, pois estamos abrindo novas frentes de trabalho. E essa evolução contribuirá inclusive para aumentar a competitividade de toda a cadeia da indústria petroquímica brasileira, já que poderemos avaliar a oferta deste serviço para outras empresas parceiras no mercado nacional”, diz Eduardo Ivo Cavalcanti, gerente de logística da Braskem.

Até então, a Braskem utilizava uma embarcação com tripulação estrangeira e, a cada três meses, era preciso que o navio saísse do Brasil para realizar a renovação do visto obrigatória para embarcações internacionais. “Isso acarretava um aumento dos custos na cabotagem. A criação da EBN altera esse fluxo e facilita a nossa programação. Além disso, é algo que nos torna um player no transporte marítimo brasileiro e permite que ofereçamos serviços para companhias terceiras”, reforça Cavalcanti.

A petroquímica tem ainda a ambição de construir embarcações para suportar o crescimento da EBN e da cabotagem no Brasil. “Aumentar a nossa eficiência logística é uma vantagem comercial que ganharemos, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente. Dessa forma, vamos continuar avançando na conquista de uma operação cada vez mais eficiente, sustentável e rentável”, afirma o gerente.