[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Petrobras quer fatia de pelo menos 50% na Braskem

Redação
09/05/2024 12:00
Foto: Divulgação/Braskem

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a intenção da estatal é ampliar a participação na Braskem para pelo menos 50% do capital. A atual controladora da petroquímica, a Novonor (ex-Odebrecht) está negociando a saída do ativo. Hoje, a Petrobras tem 36,1% do capital da Braskem e abriu um processo de due diligence para avaliar o processo de venda.

Em entrevista ao estúdio do portal epbr durante a Offshore Technology Conference (OTC) 2024, em Houston (Texas), nos Estados Unidos, esta semana, Prates afirmou que a ideia é que o novo sócio entre em “igualdade de condições” com a Petrobras.  A estatal tem direito de preferência caso decida também vender ou ampliar a participação. O executivo também citou a possibilidade de que a Petrobras compre a fatia da Novonor e venda a outro sócio posteriormente.

“Essa é a nossa chance também de colocar no mínimo o co-controle dessa empresa, que é muito importante para nós, e na nossa visão de gestão atual, liderada inclusive pelo presidente Lula”, disse, em referência à intenção do presidente da República de que a estatal retorne a esse segmento. Ainda à epbr, o presidente da Petrobras reforçou que acredita que as plantas da petroquímica têm muita sinergia com as unidades de refino da estatal. 

Jean Paul Prates – Foto: Gustavo Galbatto

Em nota, a Petrobras informou “que não há qualquer decisão tomada em relação à Braskem, seja no sentido de exercer o direito de preferência, o tag along ou a compra da parte da Novonor na companhia”. Reiterou ainda que decisões sobre investimentos e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e estudos técnicos, em observância às práticas de governança e aos procedimentos internos aplicáveis.