[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Bahia é o quarto maior consumidor de sorvetes do país

Redação
25/09/2024 12:00
Sorveteria da Ribeira – Foto_Jefferson Peixoto/Secom/Pms

A Bahia é o quarto maior consumidor de sorvetes e picolés do país, com 6,67% de todo o consumo nacional, o que representa cerca de 68 milhões de litros anuais. Os dados, da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), mostram que o estado fica atrás apenas de São Paulo (20%), Minas Gerais (9,87%) e Rio de Janeiro (9,73%). O setor hoje conta com 11 mil empresas em todo o País, 90% delas de micro e pequeno porte, e fatura R$ 14 bilhões por ano e gera mais de 100 mil empregos.

O estudo, realizado pela consultoria EJFGV, apresenta o panorama do consumo de sorvetes no Brasil. Hoje, com um consumo médio de 9,1 litros anuais, o Brasil se destaca como um grande mercado para a indústria de sorvetes. No entanto, a Abrasorvete acredita que há potencial para um crescimento maior. A meta da entidade é aumentar em 50% o consumo de sorvete no Brasil nos próximos 10 anos.

O consumo médio anual de picolé no Brasil é de 3,19 litros por pessoa, ou cerca de 45 unidades, por ano. Já o sorvete de massa registra um consumo médio de 5,94 litros por ano. Totalizando todos os formatos, o estudo indica o consumo de 9,1 litros de sorvete por ano. Vale destacar que cerca de 10% a 15% da população brasileira não consome sorvetes e não foram considerados no estudo.

Martin Eckhardt

Os principais motivos para o consumo de sorvete são: como sobremesa para 64,40% dos consumidores, durante passeios para 60,27% e como lanche para 21,20%. Além disso, 66,53% afirmam que o clima influencia sua decisão de compra, enquanto 33,47% não consideram a temperatura.

“Os dados da pesquisa reforçam a força do mercado de sorvete no Brasil, impulsionado por fatores como a diversificação dos produtos, dinamismo e modernização da indústria brasileira, além do aumento das temperaturas em algumas regiões. Isso abre um leque de oportunidades para o setor, e a ABRASORVETE está pronta para apoiar esse crescimento”, destaca o presidente da Abrasorvete, Martin Eckhardt.