O Produto Interno Bruto do Brasil subiu 0,8% nos três primeiros meses do ano. Os dados da pesquisa do IBGE, divulgados nesta terça-feira, apontam que, em relação ao primeiro trimestre de 2023, o crescimento ficou em 2,5%. A alta deste início de ano foi puxada pelo setor de serviços, que cresceu 1,4% no período.
O destaque é o setor do Comércio, que avançou 3% entre janeiro e março, como explica Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. Ainda sobre o crescimento do consumo das famílias, a pesquisadora destaca a melhoria do mercado de trabalho. Outro desempenho positivo foi dos investimentos, alavancados pela alta na importação de bens de capital, no desenvolvimento de software e na construção civil.
O Brasil deve subir uma posição e fechar 2024 como a 8ª maior economia do mundo, estima o Fundo Monetário Econômico (FMI), em ranking elaborado por Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating. O cálculo se baseia no valor corrente do PIB e nas projeções do FMI para as principais economias globais. (Com informações da Agência Brasil)