O Grupo Impacto Bioenergia anunciou a implantação de biorrefinaria de milho no Oeste baiano, com investimento de cerca de R$ 3 bilhões. O empreendimento, destinado à produção de etanol, deverá gerar 1,2 mil empregos diretos na unidade, no município de Jaborandi.
“A Impacto Bioenergia, com sua história de sucesso desde 2015, acredita que a bioenergia é a resposta para um futuro mais sustentável. A empresa desenvolve projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como biomassa, biogás e solar”, afirmou Manoel Carnaúba, sócio-diretor da empresa, em encontro com o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum.
A produção da Oeste Biocombustíveis S.A também vai incluir coprodutos como DDG (fonte de nutrientes para bovinos, frangos e suínos), óleo refinado especial e geração de energia. A ideia é absorver a produção dos municípios de Cocos, Correntina e Coribe, que compreendem uma área plantada de 200 mil hectares. A Associação dos Produtores Rurais da Chapada do Rio Pratudão – Aprup está envolvida no projeto. Além disso, há planos para complementar a área plantada com mais 60 mil hectares para atender à demanda da biorrefinaria.
Fundada em 2019, a Impacto Bioenergia tem sede em Alagoas, onde conta com uma unidade que produz etanol, açúcar e energia