[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Comércio baiano estima crescimento de 7% nas vendas para o Dia das Crianças

Redação
03/10/2024 12:00
Fecomércio espera vendas em alta para o Dia das Crianças – Foto: Fecomercio MG

O cenário está favorável para o varejo, com aumento do consumo para o Dia das Crianças. De acordo com projeção da Fecomércio BA, o faturamento do comércio baiano em outubro deve chegar R$ 6,5 bilhões, estimulado pela data.  O crescimento é de 7% em comparação ao ano anterior nos segmentos que têm algum grau de correlação com a data comemorativa.

“Não é possível fazer uma separação perfeita entre o que se vende especificamente para o Dia das Crianças e as compras habituais das famílias. No entanto, dada a relevância do momento para o comércio, há uma alta correlação; ou seja, se o mês vai bem, a tendência é que o Dia das Crianças também siga no mesmo ritmo”, destaca Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio BA.

“Todas as quatro atividades selecionadas devem apresentar aumento nas vendas no mês de outubro, com destaque para as Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados, além das Farmácias e Perfumarias, ambas com estimativa de 14% de crescimento em comparação com o mesmo período do ano passado”, explica o consultor econômico da Federação, Guilherme Dietze.

O grupo Outras Atividades deve aumentar suas vendas em 4%, e há muitos segmentos incluídos nele que impactam o Dia das Crianças, como lojas de materiais esportivos, lojas de brinquedos, lojas de chocolate, joalherias, entre outros. Além disso, as lojas de eletrodomésticos e eletrônicos devem ter um aumento anual de 3%.

“Um dos principais motivos para a expectativa de um bom desempenho nesse período é o avanço moderado dos preços médios. Segundo o levantamento da Fecomércio BA, com base nos dados do IPCA do IBGE, a inflação da cesta do Dia das Crianças, composta por produtos selecionados pela entidade, apresenta deflação de 0,30% no acumulado de 12 meses até agosto deste ano”, salienta o consultor econômico.