[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Refinaria de Mataripe ampliou em mais de 20% a capacidade de produção em três anos

Redação
18/09/2024 12:00
Foto: Divulgação Acelen

A Refinaria de Mataripe, que acaba de completar 74 anos, aumentou a capacidade total de produção de uma média de 207 mil barris/dia (kbpd) em 2021 para mais de 250 mil barris/dia (kbpd). O incremento foi de 20,8%. No período, a Acelen lançou cinco produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1) e ampliou o portfólio para mais de 30. Foram investidos mais de R$ 2 bilhões na modernização e recuperação de ativos.

A unidade, que foi privatizada m 2021 é a 2ª maior refinaria do Brasil e 2ª maior exportadora da Bahia, responsável por 14% da capacidade total de refino do país, 42% do Nordeste e 80% do Estado, respondendo por 17% do ICMS e 10% do PIB baiano.

Entre os destaques, no crescimento na unidade, estiveram o aumento de 33% na produção de diesel, 181% na querosene de aviação e 198% em parafinas, levando a Acelen à liderança na produção e comercialização na América Latina. Hoje, a Refmat é o segundo maior fornecedor de bunker (combustível marítimo) do Brasil, destinando combustível para Bahia e outras regiões brasileiras através de parceiros da Bahia de Todos os Santos, no Porto de Itaqui (MA) e na Baía de Sepetiba (RJ).

Segundo o CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, o complexo industrial passou pelo maior programa de modernização de sua história em sete décadas. “Investimos 2.6 vezes mais em nossa gestão do que a média histórica e os resultados demonstram a transformação do ativo e o impacto positivo dos projetos socioambientais na vida das pessoas das comunidades do entorno. Aceleramos com excelência, segurança, responsabilidade e transparência, unindo produtividade a um olhar sustentável”, disse

Transição

O mercado aposta em um acordo, nos próximos meses, entre a Acelen e a Petrobras, com a retomada do controle da refinaria pela estatal. Por outro lado, esta poderia entrar como sócia do grupo árabe Mubadala Capital no desenvolvendo do maior projeto de combustível renovável do país para produção de SAF (combustível sustentável de aviação) e HVO (diesel verde) a partir da macaúba.