Quem decide investir numa franquia busca transferência de know-how: a franqueadora, obrigatoriamente, deve ensinar o franqueado os segredos de seu negócio, que vão desde a parte operacional até a captação de clientes e a fidelização deles. Mas não é só isso: a parceria entre franqueador e franqueado precisa ser sustentada pela ajuda mútua, que manterá a marca forte diante da concorrência, desejável aos olhos do consumidor e inovadora para sobreviver por muitos anos.
Marcas que se propõem a auxiliar o investidor desde o princípio do relacionamento também demonstram interesse em seu sucesso. A forma como selecionam seus franqueados, negociam a venda da franquia, realizam o suporte na implantação da unidade franqueada e a transferência de know-how contam a favor delas. “Nós temos 22 anos de mercado e uma expansão tradicional, consistente, com bons parceiros. Escolhemos bem quem estará conosco porque nossa ideia é que todos ganhem e os franqueados tenham lojas sólidas”, explica Roberto Kalaes, sócio-franqueador da Dr. Shape, franqueadora na área de suplementos alimentares e artigos esportivos.
Por fim, Patrícia Lira, que tem oito lojas próprias da Norah Acessórios e iniciou neste ano o processo de expansão da marca, diz que o suporte ao franqueado é a extensão do que proporciona sucesso à rede própria.
Dr. Shape – A Dr. Shape é a maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil, com 70 lojas. Possui dois formatos de negócios: Dr. Shape Express (varejo de suplementos e artigos esportivos), com taxa de franquia de R$ 57 mil, e Dr. Shape Viva na Medida (loja com clínica de emagrecimento), com taxa de franquia de R$ 58 mil. Para viabilizar novas lojas, a Dr. Shape parcelará a taxa de franquia em até dez vezes, com entrada de 20% do valor.
- Investimento inicial: Dr. Shape Express: R$ 250 mil, com taxa de franquia e estoque inicial. Dr. Shape Viva na Medida: R$ 350 mil, com taxa de franquia, estoque inicial e equipamentos para a clínica estética e de emagrecimento.
- Faturamento médio mensal: De 70 mil a R$ 100 mil
- Prazo de retorno: 18 a 36 meses
Mineiro Delivery – A Mineiro Delivery é uma rede de comida brasileira na caixinha. Atuando exclusivamente com o sistema de entregas (delivery), a marca consegue otimizar sua operação a partir de uma dark kitchen, ou seja, na mesma cozinha ele poderá implantar mais marcas do mesmo grupo, ampliando seus resultados de vendas: O Tropeiro, SandubUai e Casa di Itália. Para viabilizar novas lojas, a Mineiro Delivery parcelará em dez vezes a taxa de franquia para novos franqueados. O valor da taxa é de R$ 35 mil para implantação da marca Mineiro Delivery ou R$ 55 mil para a dark kitchen, com outras marcas além dessa.
- Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações.
- Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
- Prazo de retorno: Entre 18 e 24 meses
Doutor Hérnia – Rede de clínicas especializadas no tratamento de coluna vertebral e não-cirúrgico de hérnia de disco, com 170 unidades franqueadas pelo Brasil. O franqueado não precisa ser um fisioterapeuta para atuar na franquia, podendo ser gestor da unidade e atuar como captador comercial, inclusive à distância. Mais da metade da rede é multifranqueada, gerindo suas unidades com apoio de equipe bem treinada. Tem metodologia exclusiva, com uso de equipamentos que permitem a padronização do tratamento de reabilitação do paciente. Para propiciar a abertura de novas lojas, a Doutor Hérnia parcela a taxa de franquia, no valor de R$ 90 mil, em cinco parcelas.
- Investimento inicial: R$ 130 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações.
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil, com lucratividade de 50%
- Prazo de retorno: Entre 7 e 9 meses
Norah Acessórios – Rede pernambucana de bijuterias e acessórios que tem como diferencial o valor acessível das peças ofertadas, que são repostas semanalmente, levando sempre novidades ao consumidor. Para propiciar a instalação de novas lojas, a franqueadora tem dois diferenciais: a otimização do investimento em microfranquia de quiosques e o excelente relacionamento com os shoppings, que permite que a negociação de pontos e aluguéis se dê de maneira facilitada.
- Investimento inicial: R$ 96 mil (microfranquia de quiosque), com taxa de franquia, instalações e estoque inicial.
- Faturamento médio mensal: Entre R$ 80 mil e R$ 100 mil
- Prazo de retorno: Até 12 meses