[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Jovem de 22 anos realiza sonho de abrir o próprio negócio em Itapetinga

Redação
17/01/2024 12:00
Foto: Divulgação

Kamila Brito, de 22 anos, tinha um sonho de empreender. Para cumprir seu propósito de vida, ela analisou as oportunidades de mercado e conseguiu abrir a sua primeira loja de roupas, na cidade em Itapetinga, Sudoeste baiano. O Sebrae ofereceu suporte sobre análise dos dados levantados, análise de mercado, intermediação de acesso ao crédito junto às instituições financeiras e elaboração do plano de negócios.

“A Vilarejo surgiu porque eu amo empreender e me identifico com o segmento da moda. Além disso, percebi uma necessidade desse setor na região. Deixei a faculdade de Direito para empreender, ir em busca do meu sonho. Sei que Deus tem um propósito de vida para cada um de nós e eu descobri que meu propósito está no empreendedorismo”, disse.

Após a ideia do negócio, surgiu a necessidade de um planejamento estratégico, fundamental para a consolidação. A empreendedora elaborou uma série de perguntas e aplicou questionários de forma presencial e online junto ao público-alvo. Em seguida, foi a vez da fase das capacitações e a parceria com o Sebrae teve início. “Comecei a ir em busca de conhecimentos para adquirir as competências necessárias para realizar esse empreendimento. Foi aí que o Sebrae entrou. Passei a conhecer os cursos online gratuitos, o que abriu a minha mente. Depois fui presencialmente até o Sebrae da minha cidade em busca de orientação, saber se eu estava no caminho certo, o que eu poderia fazer para melhorar”, relembra a empreendedora.

Neste momento, teve início a elaboração do plano de negócios e o oferecimento do suporte para relacionamento junto às instituições financeiras, imprescindíveis para a execução do projeto. “O Sebrae foi um canal de bênção na minha vida. Na consultoria presencial recebi orientações, incentivo, ajuda para elaborar o meu plano de negócios e para tirar o projeto do papel. Então, a loja foi inaugurada no final de maio deste ano”, afirmou Brito.

O sonho que ganhou forma, tem também estrutura, missão, cultura e perspectivas para o futuro. A empreendedora já sonha com os próximos passos e com o crescimento do negócio.

“A Vilarejo possui diferenciais nos produtos, na estrutura, que é única na cidade, um ambiente bem fashion e convidativo. A missão da Vilarejo é satisfazer e superar as expectativas dos nossos clientes com produtos de qualidade a preços democráticos. Nossos valores são: humildade, prazer em servir e simpatia. Nossa cultura é: vendas, produtividade e simplicidade. Em meus planos para o futuro está fazer com que a Vilarejo se torne referência em seu segmento, abrir novas lojas, ter crescimento no físico e no digital. Criar uma marca forte e memorável”, destacou a empresária.

Toda essa determinação foi percebida pelo analista técnico do Sebrae em Itapetinga, Rhelrison Nascente, desde o primeiro contato da empreendedora com o Sebrae. “Eu me recordo de ver Kamila chegar ao Sebrae, um pouco tímida ainda, mas decidida sobre o que gostaria de fazer, que era ter uma loja de moda inovadora em Itapetinga. Com brilho nos olhos e coragem na frente de tudo ela foi para cima”, relembra o analista.

“Conseguimos auxiliar na análise dos dados que ela trouxe, verificar o que realmente daria certo ou não em vários cenários. Ela não tinha todos os recursos, então, junto ao núcleo de serviços, FIEB-Sebrae com auxilio de Mariana Martins, foi feita a captação de recursos via sistema bancário. No levantamento de dados e pesquisa de mercado, Kamila provou que a loja daria certo. Depois disso, orienteia Kamila a pesquisar bons fornecedores, com o intuito de trazer mercadorias de boa qualidade, com um custo mais baixo possível e, após a abertura da loja, tratamos também da questão da importância do marketing. Hoje a loja dela é referência para outras no município”, concluiu o analista. (Com informações da Agência Sebrae)