O Festival Internacional do Cacau e Chocolate – Chocolat Bahia Festival começa nesta quinta-feira (18) e segue até domingo (21), no Centro de Convenções de Ilhéus. O evento reunirá mais de 200 expositores e cerca 100 marcas de chocolate de origem. O governador Jerônimo Rodrigues e o presidente da Apex, Jorge Viana, participam da cerimônia de abertura, às 19h.
A edição de 2024 promete trazer novidades e marcará o lançamento de uma edição internacional em Bruxelas, Bélgica. Com uma programação diversificada, o festival oferece uma verdadeira imersão no mundo do chocolate, contando com a presença de chefs renomados, fóruns de discussão e uma agenda cultural extensa. Stands com diversas marcas de Ilhéus, do sul da Bahia e de todo o País estarão presentes, proporcionando uma experiência única para os visitantes.
O festival teve sua primeira edição em 2009, em Ilhéus, e se expandiu para outras regiões e até para a Europa, contabilizando 34 edições até 2023 e gerando cerca de R$ 60 milhões em negócios diretos e indiretos. Foram mais de um milhão e meio de visitantes ao longo das edições.
O evento busca contribuir no processo de verticalização, fomentando a produção de amêndoa de cacau e chocolate de qualidade, com alto teor de cacau, a partir de amêndoas selecionadas e livre de conservantes, alinhando às inovações do segmento que mais cresce devido ao grande valor agregado aos produtos.