[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Consumidores estão mais atentos a práticas socioambientais das empresas

Redação
05/06/2024 12:00

Pesquisas comprovam que a sustentabilidade veio para ficar e que, se uma empresa não adotar uma prática sustentável verdadeira, terá grandes dificuldades de crescer em um mercado exigente quanto às questões socioambientais. Dados divulgados pela Forbes consideram que 92% dos consumidores afirmam ser mais propensos a confiar em marcas que são ambientalmente ou socialmente conscientes. Consumidores estão atentos a essas práticas, e a tendência é que esse comportamento continue.

De acordo com o Sebrae, a utilização de práticas e tecnologias de baixo impacto ambiental são prioridades quando o assunto é sustentabilidade empresarial. Questões como fontes renováveis de energia, gestão de resíduos sólidos, economia circular, pegada de carbono e logística reversa estão em voga nos ambientes empresariais.

A utilização de informatização nos processos produtivos e administrativos entra nessa discussão como uma realidade. Ela tende a expandir-se ainda mais, apoiada pela velocidade das transformações e das inovações em diferentes setores. Lembre-se que sustentabilidade e inovação caminham juntas.

Segundo especialistas, práticas sustentáveis exigem uma boa gestão da empresa, assim como indicadores de avaliação de desempenho e de comunicação. Tudo deve estar bem alinhado e planejado, para evitar que as práticas fiquem soltas e sem registro. Evitando, assim, perder os ganhos e as medidas dos resultados.