Os terminais inteligentes, conhecidos como smart POS, são dispositivos multifuncionais que vão além da realização de pagamentos. Equipados com sistemas operacionais avançados, eles permitem que os lojistas integrem e utilizem aplicativos que facilitam atividades essenciais. Entre os principais motivos de utilização de quem já aplica a tecnologia estão as soluções para emissão de Nota Fiscal (29%), possibilidade de integração com outros aplicativos (28%) e gestão de estoque (10%), como indicado pela pesquisa Futuro dos Meios de Pagamento, realizada pela Cielo. Tudo isso pode ser feito diretamente do dispositivo, oferecendo mais autonomia e praticidade para os comerciantes, algo que, segundo 91% dos varejistas entrevistados, fortalece a fidelização dos clientes com transações mais rápidas e seguras.
Com opções de integração ágeis e facilitadas para o parceiro e cliente, as máquinas de pagamento inteligentes, como o modelo LIO On da Cielo, vão além das funções tradicionais, integrando dados de várias fontes em tempo real. Essa integração permite que os varejistas centralizem informações de canais físicos e digitais, facilitando a gestão e a tomada de decisões estratégicas.
No autosserviço, a conexão entre os meios de pagamento elimina intermediários, criando uma experiência de pagamento mais fluida. Além disso, a automação de processos e a Inteligência Artificial têm aprimorado a eficiência nos negócios, proporcionando experiências de compra mais personalizadas.
A LIO On, por exemplo, permite consultas de estoque e transações em qualquer parte da loja, enquanto cerca de 60 aplicativos disponíveis na Cielo Store adicionam funcionalidades úteis, como cadastramento de produtos e leitura de código de barras. Assim, os meios de pagamento atuam como facilitadores, interligando a gestão e as preferências dos consumidores, melhorando a eficiência operacional e tornando a experiência de compra mais conveniente.
Além disso, os terminais inteligentes aumentam a flexibilidade e trazem mobilidade para o estabelecimento, isso sem abrir mão da integração, permitindo operações em qualquer lugar com conectividade Wi-Fi, 4G e Bluetooth. Eles funcionam de forma autônoma, sem a necessidade de smartphone ou computador, tornando-se ideais para negócios como restaurantes e vendas de rua, e aceitam diferentes formas de pagamento.