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Dia Internacional do Café: brasileiros são maiores consumidores no mundo

Redação
01/10/2024 12:00
Foto: Sebrae/MG

Neste 1º de outubro, comemora-se o “Dia Internacional do Café”. O Brasil é o maior consumidor per capita da bebida no mundo, com 6,4 kg por ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Em segundo lugar, aparece os americanos, com consumo de 4,9 kg por ano. O consumo em alta estimula o mercado de cafeterias. A Abic estima que existam cerca de 3,5 mil estabelecimentos em todo o país.

Quase um ritual diário, o hábito de tomar café também tem se tornado cada vez mais comum fora de casa, o que favorece o surgimento de pequenos negócios e o fortalecimento da cadeia produtiva. A analista de Competitividade do Sebrae Carmen Sousa avalia que o mercado de café segue em alta, beneficiado por diversos aspectos.

“Eu diria que o setor está literalmente fervendo com o surgimento de novas cafeterias e novas marcas de café pelo Brasil. Nós, brasileiros, somos abençoados porque temos acesso a vários perfis sensoriais de café. São muitas regiões produtoras, com bebidas totalmente diferentes e de muita qualidade”, avalia Carmen Sousa.

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), conduzida em parceria com a SP Coffee Hub (Hub de fomento à democratização dos cafés de qualidade), analisou os hábitos de consumo dos apreciadores de café. Para eles, “o café está relacionado a algo que vai além do produto, está associado a uma variedade de situações em que o café pode ser degustado” e que “os sentimentos que permanecem ao provar um ‘excelente café’ são sempre sentimentos de prazer e felicidade”. Segundo os entrevistados, “é muito difícil atribuir momentos ruins ao ‘tomar café’. A situação pode ser ruim, mas o café raramente é”, disse.

Há nove anos em 1º de outubro comemora-se o “Dia Internacional do Café”. A data foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC) com objetivo de unificar as comemorações ao redor do mundo. A  campanha estimula a conscientização sobre a colaboração dentro do setor cafeeiro e seu potencial para inspirar ações coletivas em escala global.

Líder mundial de produção, o Brasil representa aproximadamente 38% do mercado global nos últimos anos – mais do que os outros maiores produtores somados: Vietnã, Colômbia, Indonésia e Etiópia juntos que representam 33%.