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Atacadão implantará lojas em versão reduzida

Redação
24/07/2024 12:00
Foto: Divulgação

A rede Atacadão, do Grupo Carrefour, lançou uma versão reduzida das suas lojas, com área de 1.500 a 3.000 m², localizadas dentro dos centros urbanos. Elas resultam da conversão de supermercados em atacarejos. A empresa já inaugurou três lojas neste formato reduzido no país e planeja abrir outras cinco até o final de 2024. Uma delas deverá ser a unidade da antiga loja da rede Big Bompreço – que pertence ao grupo – localizada no Chame-Chame, ao lado do Shopping Barra, em Salvador.

A reportagem do Portal NegóciosBa buscou ratificar a informação junto à companhia, o que ainda não foi confirmado pelo Carrefour. Mas, no último balanço, a empresa informou que revisou o plano de abertura de novas lojas do Atacadão, este ano, no país, passando de 10 para 20, e todas serão conversões de unidade do varejo, incluindo hipermercados e supermercados. No caso da Bahia, as unidades de varejo levam a bandeira Bompreço.

Segundo o grupo, as lojas em versão reduzida têm apresentado rentabilidade por m² similar à de lojas convencionais do Atacadão. O Carrefour foca cada vez mais no atacarejo. Nos últimos 12 meses, converteu 11 lojas de varejo em lojas Atacadão e Sam’s Club e fechou 126 lojas, sendo 16 hipermercados e 110 supermercados.

Há dois anos, o CEO do Atacadão, Marco Oliveira, já avisava que a expansão da rede já viria, de forma preponderante, de unidades médias de 3,5 mil m2, contra os 6 mil metros que eram habituais. Isso já indicava uma aposta em investir em unidades menores.

Atualmente, são 35 lojas do Atacadão na Bahia, 14 delas em Salvador. Quatro lojas foram inauguradas este ano, incluindo as conversões de lojas de Itapuã e Garibaldi. As outras duas foram implantadas em Brotas e Itaparica.

O Grupo Carrefour Brasil – braço brasileiro da varejista francesa – registrou um aumento de 412,5% no lucro líquido ajustado no segundo trimestre de 2024, alcançando R$ 151 milhões. Já o lucro líquido contábil foi de R$ 330 milhões, revertendo prejuízo de R$ 249 milhões de um ano antes. As vendas brutas, somente entre abril e junho, chegaram a R$ 30 bilhões, sendo que a rede Atacadão, com 371 lojas, foi responsável por 73%.