[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Alemã Si&MEx avança no seu projeto de US$2 bilhões em Camaçari

Redação
04/07/2024 12:00
Visita dos representantes da empresa ao Senai Cimatec Park – Foto: Divulgação

A alemã Si&MEx Solutions dá sequência ao seu projeto, que prevê a construção de três unidades fabris, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. As unidades vão produzir de silício refinado a painéis fotovoltáicos. O investimento inicial é de US$ 2 bilhões, com a estimativa de geração de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos.

O empreendimento deve fabricar o primeiro módulo solar 100% nacional e reciclável. A expectativa é que a produção das unidades seja iniciada em 2027. “A gente vê a falta dessa indústria no país e na América Latina. Temos a capacidade de produzir um módulo solar genuinamente brasileiro, que vai ser competitivo”, afirmou o CEO da Si&MEx Solutions do Brasil, Valdiney Domingos de Oliveira.

Recentemente, uma comitiva da empresa esteve no Senai Cimatec Park, onde a empresa pretende instalar inicialmente uma planta piloto. Após todos os testes, instalará a planta definitiva em Camaçari, que incluía produção de placas solares e semicondutores. A matéria-prima mais importante, o silício, virá do próprio estado, já que a Bahia é um dos maiores produtores do mineral no Brasil

A Si&Mex também anunciou o interessa na implantação de uma planta dedicada à produção de semicondutores em Campina Grande, na Paraíba, com cerca de mil colaboradoes. A ideia desse empreendimento é também atender à demanda na fabricação de painéis solares na Bahia, além de outras grandes cadeias industriais que dependem do insumo, especialmente a automotiva.