Maior fabricante mundial de turbinas eólicas, a Goldwind Energia Renováveis finalizou o acordo com a General Eletric para aquisição de uma planta, em Camaçari, onde implantará sua primeira fábrica fora da China. A expetativa é que a gigante asiática inicie a produção até o final do ano.
O anúncio do investimento na Bahia já havia sido feito no início do ano. Mas, a Goldwind ainda negociava a aquisição da planta. A nova unidade deverá ter participação de 25% a 30% no mercado brasileiro de turbinas eólicas. A planta baiana vai produzir equipamentos de 6.2 a 8.3 mw de potência. Os aerogeradores produzidos nacionalmente, hoje, chegam a pouco mais de 6 mw.
O projeto da empresa inclui a implantação de um parque de fornecedores de componentes eólicos, composto por um grupo de empresas do setor, conforme informou o vice-presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga.
Mais da metade dos equipamentos de energia eólica no mundo são produzidos na China. Diante da demanda, os fabricantes planejam expandir sua atuação no mercado internacional.