A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou o faturamento total do canal alimentar em 2024, considerando todos os formatos de operação – de atacarejos e minimercados a e-commerce, lojas de conveniência e hortifrutis. O valor alcançou R$ 1,067 trilhão, corresponde a 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Na Bahia, três redes varejistas locais se destacam, com faturamento acima de R$ 1 bilhão. São elas: Atakarejo (R$ 5,2 bi), Rede Mix (R$ 1,1 bi) e Hiperideal (R$ 1,04 bi).
De acordo com o estudo, elaborado em parceria com a NielsenIQ, o número de lojas do varejo alimentar cresceu 2,3%, passando de 414.663 para 424.120 unidades, que recebem diariamente cerca de 30 milhões de consumidores. O setor gera mais de 9 milhões de postos diretos e indiretos em todo o território nacional.
Entre os maiores supermercadistas do Brasil, o Grupo Carrefour Brasil manteve a liderança, com faturamento de R$ 120,5 bilhões em 2024. Em segundo lugar, está o Assaí Atacadista, com R$ 80,5 bilhões, seguido pelo Grupo Mateus, com R$ 36,3 bilhões. Confira o ranking completo!
Expansão
A rede baiana Atakarejo, que é a terceira maior do Nordeste e a 22ª do País, esteve entre as que mais cresceram em 2024, com uma expansão de 21,4%. Foi a sexta maior expansão do país em faturamento. E os números devem ter um incremento ainda maior em 2025, já que o grupo anunciou a abertura de mais 15 lojas este ano.