[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Startup baiana desenvolve soluções que identificam gargalos à produtividade de indústrias

Redação
13/06/2024 12:00
Túlio Cerviño, ceo da Trackfy Foto:Divulgação

A startup baiana Trackfy, fundada em 2020, vem desenvolvendo soluções tecnológicas de monitoramento e geração de dados e análises, em tempo real, das atividades em campo em complexos industriais e canteiros de obra. Esses recursos permitem identificar gargalos e, principalmente, mitigar periculosidade, deslocamentos e insalubridade inerentes a alguns segmentos. Grandes indústrias de polos fabris como os de Camaçari (BA), Cubatão (SP) e Mauá (SP) já se utilizam da tecnologia da empresa.

Trata-se de um dispositivo acoplado a capacetes e crachás dos colaboradores, que emite, via internet, dados e informações para uma plataforma em nuvem, em total conformidade com todas as legislações vigentes.

“A tecnologia vem para eliminar os gargalos produtivos e melhorar a segurança e bem-estar dos trabalhadores, como temos demonstrado em 100% dos casos de sucesso. A visibilidade inédita provida pela Trackfy, provou que a otimização dos resultados da empresa anda de mãos juntas com a melhoria na vida dos trabalhadores e nós ainda estamos apenas no começo do que vislumbramos para o mercado”, afirmou o engenheiro mecânico Túlio Cerviño, co-fundador e CEO da Trackfy.

A solução utiliza recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos inteligentes. “Munidos de um conjunto de informações, dados e diagnósticos do que acontece nas linhas e canteiros de produção, os gestores industriais identificam gargalos à produtividade, entendendo as medidas necessárias para superá-los, a partir da inteligência fornecida pelo nosso sistema. Ainda, detectam iminentes riscos à segurança e oportunidades de melhorias que impactam diretamente a vida do trabalhador, como rápida ação em incidente se acidentes, redução de deslocamentos desnecessários das equipes”, cita o CEO da startup.