A rede de cafeterias Starbucks, que conta com duas unidades em Salvador, foi vendida para o Grupo Zamp, dona da Burger King e Popeyes. O negócio, de R$ 120 milhões, envolve cerca de 140 lojas no Brasil. A atual proprietária no país, a SouthRock, está em recuperação judicial e com dívidas de quase R$ 2 bilhões. Já havia fechado 50 unidades.
As duas unidades em Salvador, localizadas nos shoppings da Bahia e Barra, são as únicas no Norte e Nordeste do país e foram implantadas no ano passado. A empresa seguia um processo da expansão, inclusive para as duas regiões, mas suspendeu o avanço em função das dificuldades do grupo SouthRock. Chegou a anunciar a chegada em Recife-PE e Fortaleza-CE, o que não se concretizou.
A Starbucks compra café da Bahia há mais de uma década, e usa grãos baianos arábica de alta qualidade em uma variedade de cafés produzidos pela marca, mas em especial no Starbucks® Brasil Blend, que também conta com grãos das regiões de Minas Gerais e São Paulo.
HISTÓRICO – A primeira loja da Starbucks no Brasil foi aberta em 2006 no Morumbi Shopping, em São Paulo, e, em 2008, a Starbucks inaugurou sua primeira loja no Rio de Janeiro em 2008. Em 2018, a marca celebrou um contrato de licenciamento com a SouthRock para operar as unidades de varejo Starbucks no Brasil, tornando-a operadora local licenciada da marca em todo o país. Atualmente, está presente em nove estados.