Os sites e aplicativos do Shoptime e do Submarino serão unificados dentro da plataforma da Americanas, atualmente em recuperação judicial. A mudança faz parte de uma nova estratégia digital, que busca transformar seu shopping virtual em um ambiente exclusivo de lojas oficiais de grandes marcas.
A empresa comunicou que a decisão está alinhada com a nova estratégia de negócios, focada em uma operação mais ágil, rentável e eficiente. “A companhia ressalta que a integração acelera seu plano de transformação e foco, oferecendo novas possibilidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores”, declarou a varejista em nota.
A marca Americanas passa a concentrar maior tráfego, volume de clientes e presença em lojas físicas e virtuais. A empresa optou por reduzir significativamente seu comércio eletrônico após a nova gestão adotar uma postura focada na rentabilidade. A previsão é que a operação digital represente cerca de 20% das vendas da companhia, ainda com algum déficit de caixa nos próximos anos, um contraste significativo com o passado, quando o comércio eletrônico chegou a representar mais de 50% do negócio.
No último balanço divulgado, referente aos primeiros nove meses de 2023, as vendas digitais representaram cerca de 29% do total da varejista, com R$ 4,8 bilhões de volume bruto de mercadorias (GMV). Este resultado mostra uma queda de 77% em comparação ao mesmo período de 2022. A fusão entre a Americanas.com e o Submarino, ocorrida em 2006, criou a B2W, listada separadamente na B3 até julho de 2021. Com dificuldades de se tornar rentável e pressionada para integrar operações físicas e digitais, a B2W foi incorporada à Americanas SA.