Em encontro com o governador Jerônimo Rodrigues, representantes da alemã Si&Mex Solutions ratificaram, através de protocolo de intenções, a implantação de um complexo industrial para produção de silício refinado a painéis fotovoltaicos. O investimento será de U$2 bilhões, ou R$11 bilhões.
A unidade, que será a primeira fábrica de painéis fotovoltaicos da América Latina, deverá atender 25% do mercado nacional nos primeiros cinco anos de operação e promete gerar 3 mil empregos diretos e 4 mil indiretos.
O empreendimento deve fabricar o primeiro módulo solar 100% nacional e reciclável. A expectativa é que a produção das unidades seja iniciada em 2027. “A gente vê a falta dessa indústria no país e na América Latina. Temos a capacidade de produzir um módulo solar genuinamente brasileiro, que vai ser competitivo”, afirmou o CEO da Si&MEx Solutions do Brasil, Valdiney Domingos de Oliveira.
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) terá uma participação de 5% no empreendimento, que será implementado na Bahia. A parceria inclui o fornecimento anual de 2 mil toneladas de quartzo e até 500 toneladas de sílica de alta pureza para os processos industriais da fábrica.