O setor de lojas especializadas em festas, candies e confeitaria no Brasil registrou um crescimento de 26% no faturamento entre 2021 até 2024. Os dados exclusivos foram revelados pela Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos (ASBRAFE). A estimativa de faturamento total das lojas especializadas em 2024 é de R$ 21,6 bilhões.
O levantamento aponta para um mercado em expansão, impulsionado por fatores como o aumento de gastos com folha de pagamento e encargos sociais, a maior valorização das comemorações e a busca por novas tendências de consumo. “Os resultados da pesquisa são animadores e demonstram a força do setor de festas, candies e confeitaria no Brasil”, afirma André Zolla, Presidente Executivo da ASBRAFE.
A ASBRAFE realizou a primeira pesquisa para dimensionar o setor de festas, candies e confeitaria entre 2019 e 2020. A partir desse panorama, foi possível entender o tamanho e o impacto econômico deste nicho no Brasil. Além disso, identificou-se as oportunidades e desafios diante do cenário econômico proposto. Os dados do setor em 2021 apontavam um faturamento total das lojas especializadas em R$ 17,1 bilhões.
Apesar das oportunidades, o setor também enfrenta alguns desafios, como a concorrência com o comércio eletrônico e a inflação de alimentos, que tira o poder de compra das famílias. “2024 prometia ser um ano de recuperação da renda, mas ainda há muitas incertezas”, destaca Zolla.
Base de dados utilizada:
- Mais de 5400 empresas com 23 CNAEs diferentes, sendo que 70% das empresas se concentram em 4 deles;
- Principal CNAE: “Comércio Varejista de Produtos Diversos” (21,4%);
- Localização: Maior parte das empresas encontram-se na Região Sudeste (41%);
- Perfil empresas: Média de empregados por empresas 11 funcionários, sendo que 71% delas são Micro Empresas.