[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Salvador sediará Encontro Internacional de Energia e estima negócios de R$ 250 milhões

Redação
07/10/2024 12:00
Evento acontecerá no Centro de Convenções de Salvador – Foto: CCS

Salvador vai sediar um encontro internacional voltado para as diversas formas de energia produzidas no país: o International Brazil Energy Meeting (iBEM25). O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de março, no Centro de Convenções de Salvador, com expectativa de movimentar R$ 250 milhões somente com as rodadas de negócios, fora os acordos comerciais em outros espaços da feira.

O Brasil vem sendo exemplo mundial de matriz energética diversificada, onde as energias fósseis convivem com as renováveis, que cada vez possuem mais peso, e o Nordeste de forma geral, e a Bahia em particular, é um dos melhores expoentes dessa diversificação. Trata-se de um mercado em expansão e que oferece muitas oportunidades e desafios.

Com uma estimativa de atrair 6 mil visitantes, o iBEM25 vai reunir, além de expositores nacionais, representantes de, pelo menos, 20 países, alguns deles com delegações empresariais ou governamentais. No evento haverá vários espaços para palestras e atividades específicas, como duas plenárias, a arena ESG (espaço dedicado à discussão de temas ambientais, sociais e governança) arenas de inovação, comercial e de investimentos, rodada de negócios, congresso acadêmico, seção técnica, hackathon e visitas técnicas.

“O iBEM coloca a ênfase no potencial de integração entre todas as energias existentes no Brasil, das fósseis, como o petróleo e o gás natural, às renováveis, como a solar, a eólica, a da biomassa, das hidrelétricas e o hidrogênio, todas com potencial de expansão”, destaca Nicolás Honorato, um dos organizadores do evento.

Para ele, o atual cenário energético é promissor, mas com muitos desafios. “Promissor porque o Brasil, de forma geral, e o Norte/Nordeste em particular, têm um grande potencial de geração, transmissão, distribuição e armazenamento de energia. Não só as que existem hoje, mas também as que estão se desenvolvendo, como a de hidrogênio, geotérmica e das marés”.

Esses serão temas discutidos em diversos espaços nos três dias de evento, que é aberto para qualquer profissional ou pessoa interessada no setor de energia. Para quem não domina o inglês, haverá sistemas disponíveis de tradução simultânea.