Atualmente, Salvador já conta com 270 Microempreendedores Individuais (MEIs), apontando um crescimento de 34,6% nos últimos três anos. Com o objetivo de impulsionar ainda mais o empreendedorismo na capital baiana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) tem intensificado ações voltadas para o fomento dos negócios, a exemplo da capacitação de novos empreendedores e estímulo ao crescimento de pequenas empresas.
Entre as ações promovidas pela Semdec, a oferta de cursos e oficinas, através do programa Treinar para Empregar, é uma das mais relevantes. As atividades visam ampliar o conhecimento técnico e estratégico dos empreendedores, permitindo a tomada de decisões mais assertivas. A diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, destaca a importância da qualificação para garantir a sustentabilidade dos negócios, promover a inovação e fortalecer o mercado local. “Investir em formação significa preparar os empreendedores para enfrentar desafios, adaptar-se às inovações e atender às demandas de forma mais eficiente”, afirma.
Baiana de acarajé há 29 anos, desde que iniciou como ajudante no tabuleiro de Cira, em Itapuã, Patrícia Moraes conta que, antes desta oportunidade de se qualificar, atuava como diarista. “Aí tive essa possibilidade, comecei a aprender as coisas e a montar meu próprio negócio na porta de casa, em Cajazeiras. “Aprendi a gerenciar e tive o principal: a educação financeira. Também tive uma nova visão em relação a como atender os clientes e como empreender, e também formar outras pessoas. Estou aqui sempre, de segunda-feira à sábado, das 15h30 às 21h, com uma venda média de mais de 100 acarajés, diariamente”, completa.
Outra iniciativa é o CredSalvador, criado em 2021 durante a pandemia de Covid-19, tem como intuito apoiar pequenos empreendedores com oferta de crédito a taxas acessíveis. A primeira fase do programa emprestou R$21 milhões a MEIs, ME e pessoas do comércio informal, beneficiando mais de 7,6 mil pessoas, sendo aproximadamente 90% delas negras e aproximadamente 55% mulheres.
Já na segunda fase, o CredSalvador oferece mais de R$30 milhões em crédito e devem ser impactados mais de 10 mil negócios na capital baiana. Os interessados podem fazer o processo através do site https://credsalvador.nexoos.com.br/.