Com 45 mil unidades espalhadas por 12 países, Mixue, maior rede de sorvetes e sucos do mundo, anunciou investimento de R$ 3,2 bilhões no Brasil até 2030. A gigante chinesa, que superou McDonald’s e a Starbucks em número de lojas, promete gerar cerca de 25 mil empregos no país, segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
A Mixue é famosa por suas bebidas acessíveis, incluindo os populares “chás de bolhas” (também conhecidos como “bubble tea”). Fundada em 1997, por Zhang Hongchao, então um universitário, será a primeira grande rede de fast-food chinesa a atuar no país, e pode abrir caminho para que outras marcas asiáticas também testem o mercado latino-americano.
O modelo da rede é centrado em franquias, e a Mixue cobra tarifas abaixo da média do mercado, obtendo receita principalmente com a venda de ingredientes e equipamentos para as lojas, uma estratégia que reduz custos fixos e permite escala. A chegada ao Brasil deverá estimular a produção de frutas, tanto para o mercado quanto para exportações para a rede chinesa.