Procura por produtos típicos juninos cresce 20% nas redes varejistas da Bahia

Redação
11/06/2025 12:00
Foto: Divulgação

Durante os meses de maio e junho, a busca por produtos típicos do período junino cresce substancialmente nas redes varejistas baianas. Nas unidades do Assaí Atacadista, por exemplo, o incremento é de mais de 20% em relação aos demais meses do ano . Além dos(as) clientes finais, empreendedores(as) de diferentes segmentos ampliam suas compras preparando seus estoques durante a alta procura de clientes. Ingredientes como milho verde, goma e farinha de tapioca, milho de pipoca, leite de coco, flocão de milhão e leite condensado estão entre os mais buscados pelo público do atacadista.  

A Companhia, que possui um relacionamento efetivo com pequenos e médios negócios no estado, investe em iniciativas em apoio a esse público que, atualmente, representa 42% dos clientes em termos de venda, nacionalmente. Empreendedores, restaurantes, lanchonetes e até pizzarias se preparam para fortalecer seus estoques e atender a demanda do período. 

A especialista em produção de bolos e tortas, Carla Machado, possui a responsabilidade de fornecer produtos para abastecer cafés localizados em Salvador. Carla explica que, com o aumento da procura, nesta época sua dedicação é dobrada. “Ano passado virei noites produzindo. Compro tudo no Assaí, sou fiel à loja pela qualidade e preço”, explica. 

João Carlos, dono da Pizzaria Boa Massa em Jequié, é cliente do Assaí Atacadista há 10 anos. Ele, que é responsável por uma empresa familiar, acompanha de perto o crescimento nas vendas no São João, principalmente com os turistas que movimentam a cidade. “Durante esse período, a procura por nossa pizza junina, que leva milho e carne seca, aumenta bastante. No início eu comprava apenas embalagens no Assaí, hoje abasteço meu estoque completo lá. O Assaí abriu portas e me ajudou a crescer. Na última compra, saí com um palete e meio de mercadorias”, comenta.

Já Carlos Santos, também de Jequié, é dono de duas churrascarias localizadas na BR-116, rota para quem segue para Campina Grande (PB), onde há festas desde o começo de junho. “Muitos clientes são viajantes que param para comer. Nessa época, reforçamos o cardápio com milho, amendoim, bolo de aipim e canjica”, explica. Ele destaca a confiança no Assaí: “Compro praticamente tudo lá. Atendimento, organização e variedade são diferenciais”, conta.