
O presidente Lula visita, nesta quinta-feira (14), a Fábrica de Fertilizantes da Bahia – Fafen BA, em Camaçari, onde retomou as operações, no início deste ano, após investimentos de R$ 100 milhões pela Petrobras. A unidade já produz 1,3 milhão de toneladas de ureia por dia, o que representa 5% de toda a demanda nacional.
Em coletiva à imprensa, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que também estará hoje em Camaçari, que a retomada da unidade possibilitou a criação de 3,6 mil empregos diretos e indiretos na Bahia. “Estive em outubro de 2025 na Bahia, quando assumimos o compromisso de voltar a produzir fertilizantes. Estamos de volta e cumprimos o que falamos. A Fafen está funcionando”, afirmou.
Segundo Chambriard, a retomada foi possível em função da redução do preço do gás natural. “Isso foi possível pela produção em alta escala e investimento sólido”, afirmou. Segundo ela, a expectativa é que, até 2028, as quatro fábricas de fertilizantes da Petrobras atenderão 35% de toda a demanda brasileira, que até então importava 100% do que consumia.
O gerente executivo de Processamento de Gás Natural da companhia, Wagner Felicio, destacou a motivação do que chamou de ‘ecossistema’ formado em prol da retomada da Fafen-Ba. Ele agradeceu os entes participantes do processo, entre eles a Bahiagás, que assinou contrato de fornecimento com a unidade, cuja capacidade de produção já passa dos 90%. Segundo ele, 55% da produção da Fábrica atende, atualmente, o próprio estado.












