[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Porto de Salvador inaugura rota direta e fortalece fluxo comercial com a Ásia

Redação
24/07/2024 12:00
Navio MSC Orion- Foto: Divulgação/Tecon

O Porto de Salvador inaugurou uma rota direta com a Ásia, que terá saídas semanais, o que deve fortalece a relação com a China, hoje principal parceiro comercial do estado, e outros mercados. O marco foi a chegada, no Terminal de Contêineres (Tecon) do navio MSC Orion, com nada menos que 366 metros de comprimento e profundidade de 16 metros, com capacidade para transportar 15 mil contêineres. É o primeiro navio desta classe a navegar nas águas da Baía de Todos-os-Santos.

A nova rota marítima permitirá que o Norte e o Nordeste do País se conectem de forma mais eficiente com estas regiões e permitirá que o Centro-Oeste e Sudeste encontrem alternativas aos gargalos logísticos inerentes à cadeia de suprimentos atual. Entre os principais segmentos da exportação que poderão se beneficiar desta linha direta, estão o algodão baiano, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos. Nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes, eletroeletrônicos também serão mais competitivos.

O diretor executivo da Tecon, Demir Lourenço, lembrou que pelo Porto de Salvador passam cargas de diversos segmentos e perfis, cuja origens abrangem diversos estados brasileiros. “Aliar a localização privilegiada, o clima favorável, a competência, a investimentos e um compromisso inarredável do desenvolvimento da Bahia foi o que nos possibilitou, em avaliação recentemente divulgada, sermos reconhecidos pelo Banco Mundial como o sexto melhor porto do mundo na categoria de terminal de contêineres com capacidade de até 500 mil TEUs”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Angelo Almeida, destacou que a chegada do primeiro navio com essa dimensão na Bahia fortalece a logística de todo o Nordeste com a Ásia. “Nosso estado é um grande produtor de riquezas em diversos segmentos e a logística de escoamento é uma importante aliada do desenvolvimento do estado, colaborando com nossas relações econômicas e fraternas com o continente asiático”, disse.