
A Petrobras investirá US$3,5 bilhões – equivalente a R$17,5 bilhões – na Bahia, dentro do seu planejamento 2026/2030. As informações foram dadas pela presidente da estatal, Magda Chambriard. Segundo ela, este volume refere-se apenas ao setor de produção e exploração de petróleo, e deverá proporcionar a geração de mais de 6,5 mil empregos diretos e indiretos no estado.
“São mais de 100 poços e intervenções a serem feitas no Recôncavo baiano, incluindo novos e já existentes. Nosso objetivo é dobrar a produção de petróleo e gás na Bahia”, citou Chambriard. Ela lembrou que a Petrobras está na Bahia há 72 anos, ou seja, desde a sua criação, na década de 50. “A Petrobras foi criada para desenvolver os poços descobertos no estado, na época. E é importante lembrar que foi na Bahia a primeira descoberta de petróleo do Brasil, em Lobato”, afirmou.
Magda Chambriard também confirmou o investimento de R$ 115 milhões na Usina de Biodiesel, localizada em Candeias, dentre outros projetos. “E quando produzimos biodiesel, também promovemos cooperativas de catadores. Inclusive, estamos lançando um novo edital, de R$ 5 milhões, para investir em cooperativas voltadas à busca de óleo a ser reutilizável como insumo na usina”, informou.
A presidente da Petrobras enfatizou a importância da Bahia para a empresa. “Estamos muito felizes de voltar ao estado para entregar a unidade de fertilizante e retomar uma exploração e produção mais agressiva no estado. Estamos entregando o que prometemos: mais petróleo, mais gás, mais fertilizante e mais biocombustível”, afirmou.










