[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Pesquisa mostra que 61% dos brasileiros consomem cerveja; confira as preferidas

Redação
25/11/2024 12:00
Foto shutterstock

Um levantamento realizado pela Brazil Panels, empresa de pesquisa de mercado e marketing full service, em parceria com a Agência Conexão Vasques, revelou dados sobre os hábitos de consumo de cerveja no Brasil. O estudo mostra que 61% dos brasileiros maiores de 18 anos consomem cerveja. E entre os respondentes de todas as regiões do país, 3,5% dizem beber diariamente.

As marcas de cerveja mais consumidas regularmente no Brasil incluem Brahma (43,1%), Heineken (40,6%), Skol (36,6%), Amstel (33,2%) e Budweiser (28,8%). Em seguida, aparecem Antarctica (27,6%), Itaipava (26,5%), Stella Artois (18%), Petra (16,7%), Original (16,4%) e outras marcas* (30%).   

No recorte por faixa etária, a Heineken é a cerveja mais consumida entre os jovens de 18 a 24 anos (68,8%) e de 25 a 34 anos (61,1%). Já a Brahma se destaca entre todas as outras faixas etárias: 44% dos consumidores entre 35 e 44 anos, 42,6% entre 45 e 54 anos, 44% entre 55 e 64 anos e 34,5% acima de 65 anos.   

Segundo a pesquisa, as classes A e B consomem mais Heineken, a classe C bebe mais Brahma e as classes D e E optam por Brahma e Skol. Regionalmente, o Nordeste e o Centro-Oeste lideram o consumo de Heineken, com 49,7% e 41%, respectivamente, enquanto o Norte consome mais Skol (51,2%), o Sudeste, Brahma (48,1%), e o Sul, Amstel (37,2%).  

Marcas preferidas  

Ao questionar os consumidores sobre suas marcas de cerveja preferidas, ficou evidente que a preferida pode não ser a mesma mais consumida diariamente. As marcas favoritas incluem Heineken (16,7%), Brahma (16,2%), Skol (14,2%), Antarctica (7,4%), Budweiser (7,4%), Amstel (6,6%), Itaipava (5,4%), Original (3,5%), Stella Artois (3,2%) e Crystal (2,1%). No entanto, ao analisar os dados por região, foram observadas variações significativas.