[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Pequenos produtores de queijo da Bahia comemoram criação de selo sanitário

Redação
01/08/2024 12:00
Divulgação

A regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-BA) é motivo de celebração entre os pequenos produtores de queijo da Bahia, pois deverá potencializar o segmento, que vem se destacando nacional e internacionalmente. O selo de inspeção estadual possibilitará que os produtos sejam comercializados nas diversas regiões do estado.

“O SUSAF se tornará um marco legal de desenvolvimento na Bahia. Micro e pequenos produtores poderão vender seus produtos nos grandes centros urbanos, onde há melhor margem de lucro. Com isso, veremos mais dinheiro circulando no interior, menos êxodo rural, maior interesse dos jovens pela atividade econômica de cunho rural, enfim, o cenário é de reavivamento do campo”, afirma João Campos, proprietário da queijaria e fazenda Licurizal, em Santanópolis e presidente da Associação Queijo Baiano.

Há um ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) iniciou uma articulação para fortalecer e certificar os pequenos produtores de queijo na Bahia. Uma das as demandas do setor era o apoio para que os queijos artesanais passassem a contar com um selo de inspeção estadual.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Angelo Almeida, destacou que a criação do Sistema será um fator desenvolvedor para os produtores de queijo, possibilitando o acesso a novos públicos, novas prateleiras de mercados e novos horizontes para a agricultura familiar baiana. Ele destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), “que foram essenciais para chegarmos ao desfecho deste processo com sucesso.”

O presidente da Associação Comer Queijo, Frederico Teixeira, também comemorou. ” Conquistamos mais uma vitória importante para os micros e os pequenos produtores. O setor agora vai crescer muito, sabemos que é um passo de muitos que a Bahia necessita”, disse.