Os pequenos negócios brasileiros têm entrado cada vez mais no mercado digital e contribuído para a expansão das plataformas de marketplace no país. O Mercado Livre, que possui um Centro de Distribuição em Lauro de Freitas (BA), registrou um crescimento de 36% no segundo trimestre de 2024. A plataforma recebe os produtos vendidos pelos lojistas. Quando um cliente realiza uma compra, o Mercado Livre faz a separação dos produtos, embala e envia.
O Brasil já representa pouco mais de 50% das vendas líquidas do Mercado Livre na América Latina. A expectativa da empresa argentina é de que até o fim do ano sejam movimentados cerca de R$ 120 bilhões em compras.
O Sebrae e o Mercado Livre são parceiros na capacitação dos empreendedores para a entrada mercado digital por meio do “Se Joga no On-line”. Mais de 24 mil pequenos negócios foram capacitados e 8,9 mil deles abriram uma loja virtual na plataforma. No total, mais de R$ 400 milhões já foram gerados em faturamento. “Essa colaboração tem sido essencial para que pequenos negócios possam expandir seus horizontes, alcançando clientes que, de outra forma, estariam fora do acesso das lojas físicas”, comenta o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida.