O anúncio da paralisação das obras do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na última semana, elevou a pressão para a venda da Mineradora Bamin, que hoje faz parte do grupo Eurasian Resources. A empresa busca um comprador para o negócio, que demanda investimentos da ordem de R$ 25 bilhões para operação.
Mais de 75% das obras do trecho 1 já foram concluídas. A ferrovia faz parte do complexo, que inclui ainda a mineração, em Caetité, e o porto, em Ilhéus. Segundo a Bamin, até o momento, a ERG investiu R$ 784 milhões na ferrovia, desde o início da concessão em 2021.
O mercado aponta dois interessados no ativo. A Brazil Iron já fez uma proposta, de US$ 1 bilhão, ou R$ 5,7 bilhões. Por outro lado, há pressão para a Vale adquirir a Bamin, e há possibilidade de um consórcio formado com a Cedro Participações e BNDES, mas que não formalizou uma oferta.
INVESTIGAÇÃO
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu investigação sobre a suspensão das obras da Ferrovia, pelo grupo Eurasian Resources, e apurar possíveis descumprimentos contratuais. Em fevereiro, a ANTT já havia notificado a Bamin pelo desempenho abaixo do esperado na execução do projeto. A agência abriu uma investigação preliminar para apurar possíveis infrações. “A ANTT acompanha de perto a evolução da obra e abrirá procedimento preliminar para investigar possíveis irregularidades”, declarou o órgão.