Operadores de praia da orla de Salvador recebem certificado de capacitação

Redação
18/09/2025 12:00
Fotos: Fernando Wiiz

A Orla Brasil, empresa responsável pela concessão do novo Parque Urbano da Orla Pituaçu e do Parque Esportivo Boca do Rio, ofereceu um curso de capacitação para os operadores de tenda de praia que irão atuar neste trecho. Promovido em parceria com o Centro Universitário Estácio da Bahia e Instituto Yduqs, o Capacita Orla – Curso de operadores teve duração total de 30 horas e impactou aproximadamente 50 profissionais que já atuavam na região. A solenidade de entrega dos certificados ocorreu no campus Gilberto Gil, da Faculdade Estácio.

Aulas sobre a história de Salvador, turismo sustentável, sustentabilidade, gestão financeira, gestão de capital de giro, vigilância sanitária foram alguns temas abordados. Além da parte técnica, os profissionais passaram por aulas e exercícios práticos.

Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Brasil; Roberta Pinho, reitora da Estácio Salvador; Ligianne Menezes, Gerente de Parceiras da Estácio; e Eduardo Sampaio, diretor do Orla Brasil em Salvador

“O Instituto Yduqs trabalha para que a educação chegue a todos. Essa formatura mostra como a união entre instituições e comunidades gera resultados duradouros”, afirma Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Brasil ressalta que “este momento foi pensado detalhadamente e temos certeza de que contribuirá para ampliar o acesso à informação e à capacitação dos empreendedores locais. Estamos comprometidos em transformar a Orla de Salvador no melhor local de turismo e lazer da cidade, com melhoria na qualidade dos serviços e bem-estar para quem irá trabalhar e para quem circular pelas praias.”

Gilberto da Silva, operador de praia que atua na praia de Pituaçu, destacou que está otimista com a nova orla. “É normal nos assustarmos com o novo. Mas estávamos estagnados e por isso essa mudança é muito válida, pois vai ofertar uma praia com mais serviços de qualidade para o público. Por sermos uma cidade turística, nossa expectativa é de aumento do fluxo de clientes que serão recebidos com mais estrutura e informação.”

O diretor da Associação dos Permissionários de Orla Salvador (ASTOP), Mauricio Batista, reforçou que a categoria dos operadores de praia está apoiando essa série de iniciativas. “Esse projeto está nos dando esperança de dias melhores. E todas essas ações irão agregar ao nosso trabalho”.

Operações gastronômicas – O ator e empresário Érico Brás também esteve na aula inaugural para cumprimentar os operadores e contou sobre sua expectativa para esse projeto de transformação da orla de Salvador. “É uma novidade necessária para a nossa cidade, pois estávamos esperando esse tipo de iniciativa já há algum tempo. Afinal, nunca é demais ter um lugar de diversão, com comida boa, música e atendimento de primeira”.

Ó Paí Ó, de Brás, será uma das operações gastronômicas que serão instaladas na orla de Pituaçu. Outras já confirmadas são: Grupo Espetto Baiano, Grupo Red, Samba Social Club e quiosque franquia Chopp Brahma.