[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Operador chinês está interessado no antigo Porto da Ford

Redação
04/06/2024 12:00
Representantes do Yantian Port Group no terminal – Foto: Mário Marques/SDE

Representantes do Yantian Port Group estiveram na Bahia para conhecer o Terminal Portuário Miguel de Oliveira, antigo Porto da Ford, em Candeias. Eles desejam assumir o empreendimento, que pertence ao governo baiano. O grupo portuário comandando pelo Governo de Shenzhen, na China, é especializado em construção de portos, investimentos, operação, logística integrada e serviços de apoio.

A presidente do Shenzhen Port Group, Chaoyang HU; o diretor Geral Yubin Zhong; e o vice-diretor Ziyu Zhong, estavam acompanhados de Wagner Bazarin Meucci, gerente sênior de Recursos Humanos e Facilites da BYD. Eles foram recebidos por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), da empresa baiana de ativos Bahiainveste e da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

“Ficamos muito animados em receber os operadores do Porto de Shenzhen e saber que estão interessados na operação do terminal, que vai atuar com importação e exportação de diversos segmentos. Além da BYD, temos mais duas chinesas interessadas em utilizar o local, a Goldwind e a Sinoma, fabricantes de turbinas e pás eólicas. Ressalto ainda o leque de oportunidades no estado de fabricação de produtos verdes para exportação”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.

A modelagem do projeto será de responsabilidade da Bahiainveste. De acordo com o presidente da empresa de ativos, Paulo Guimarães, concordou com o secretário nas vantagens que o operador terá ao assumir o local.

Também estiveram presentes Felipe Mesquita, diretor de Gestão Patrimonial e Infraestrutura da SDE; Paula Leitão, coordenadora de Comércio Exterior e Oportunidades de Negócios da SDE; Ataíde Oliveira, diretor de Administração e Finanças da Codeba; e Leandro Gaudenzi, diretor Administrativo e financeiro da Codeba.