Neoenergia Coelba renova concessão com contrapartida de R$ 24,8 bilhões em investimentos

Redação
08/05/2026 12:00
CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, presidente Lula e o ministro Alexandre Silveira – Foto: Divulgação

A Neoenergia assinou, com o governo federal, nesta sexta-feira (8), a renovação antecipada, por mais 30 anos, do contrato de concessão da Neoenergia Coelba (BA), dentro de um pacote que incluiu 14 concessionárias em todo o país. Para isso, foram acertados investimentos R$ 24,8 bilhões no estado, como contrapartida.

Segundo a Neoenergia, a antecipação por mais 30 anos marca o início de um novo ciclo de investimentos da companhia, com aportes de R$ 50 bilhões entre 2026 e 2030, um crescimento de 82% em relação ao ciclo anterior (2021-2025), quando foram investidos R$ 27,5 bilhões. O aporte inclui ainda as concessionárias Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco.  A Neoenergia conta ainda com a concessão de Brasília (Neoenergia Brasília), adquirida em 2021 e que não passa pelo atual processo de renovação das concessões.

“A renovação antecipada viabilizada pelo governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, reconhece a consistência da nossa atuação e cria condições para seguirmos investindo com previsibilidade, segurança jurídica e regulatória, e, principalmente, com foco no cliente. Nosso compromisso é evoluir continuamente a qualidade do serviço, ampliar a resiliência das redes e incorporar tecnologias que tornem a distribuição de energia cada vez mais segura e eficiente em todas as nossas áreas de concessão”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

Neste novo ciclo de investimentos nas concessões renovadas, a Neoenergia entregará projetos que irão transformar a infraestrutura elétrica dos estados. Na Bahia, uma das prioridades será o litoral, que receberá um conjunto estratégico de obras na rede elétrica. Trata-se da transformação da maior faixa costeira do país. O projeto, de mais de R$ 7 bilhões, contempla a implantação de 18 novas subestações e a modernização e ampliação de outras 10 unidades, com incorporação de tecnologias avançadas e automação. Essas melhorias reforçam a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia para os cerca de 2,9 milhões de clientes da região e para os mais 10 milhões de visitantes que passam todo ano pelo litoral do estado.

Já no Oeste baiano, um dos maiores polos de irrigação do Brasil e motor do agronegócio nacional, serão investidos cerca de R$ 2 bilhões na expansão do sistema elétrico da região, em continuidade a um plano robusto que já vem sendo executado nos últimos anos. O projeto prevê a construção de 10 novas subestações e a ampliação da capacidade de outras 14, duplicando a capacidade instalada e garantindo energia para sustentar o crescimento econômico, gerar empregos e apoiar milhares de produtores rurais.

BRASIL

No total, o Ministério de Minas e Energia (MME) assinou a renovação antecipada dos contratos de concessão de 14 distribuidoras de energia elétrica. Duas delas já haviam firmado acordos semelhantes no ano passado. Segundo estimativas do ministério, os novos contratos devem viabilizar cerca de R$ 130 bilhões em investimentos até 2030, voltados à modernização e à expansão da rede elétrica.