
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o fundador e presidente mundial da BYD, Wang Chuanfu, participam, nesta quinta-feira, 9 de outubro, da cerimônia de inauguração oficial da fábrica de veículos da BYD Brasil, no Polo Industrial de Camaçari. O evento está previsto para 11h30 e também contará com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Resultado de um investimento de R$ 5,5 bilhões, a montadora chinesa iniciou em julho a operação do complexo, que conta com 26 galpões, pista de testes e outras estruturas dedicadas à produção de até 12 modelos de veículos. Toda a planta ocupará uma área de aproximadamente 4,5 milhões de metros quadrados, tornando-se a segunda maior unidade da empresa no mundo.
Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local. A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas do mundo. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias.
O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área impressionante de 156.800 metros quadrados.
EXPANSÃO

Segundo apurou o portal Neo Feed, Wang Chuanfu, poderá anunciar, durante a inauguração, um plano ambicioso para dobrar a capacidade de produção anual estimada da planta, de 300 mil carros para 600 mil unidades. Os detalhes ainda estariam guardados a sete chaves, e os novos investimentos teriam sido estimulados pelos resultados das vendas da BYD no Brasil. A gigante chinesa teria uma meta ambiciosa de estar entre as três maiores montadoras no País, até 2028, e de alcançar o topo do setor até 2030.
Também deverá ser confirmado o início da implantação da fábrica de baterias para carros no complexo industrial.
Na inauguração estão previstas as presenças de dezenas de outras autoridades, entre elas o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o governador Rui Costa, entre outras lideranças.











