
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Ana Paula Matos, anunciou ao trade turístico que a cidade terá o índice de atividade turística. A finalidade é mensurar o impacto econômico, identificar pontos a serem aprimorados e nortear a implantação de políticas públicas. A gestora municipal também apresentou a nova organização da Secult Salvador para o setor.
“Destaco a criação de uma área dedicada ao planejamento, inteligência e inovação na secretaria, que realizará, em breve, o primeiro seminário sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Estamos comprometidos com o desenvolvimento a longo prazo, que envolve sustentabilidade, infraestrutura, logística e capacitação. Aproveitando o conhecimento e as boas práticas, visitamos o Laboratório de Inovação da Embratur, onde buscamos acelerar a implementação de novas estratégias. Estamos desenvolvendo um índice de atividade turística local, visando mensurar o impacto econômico da atividade e identificar oportunidades de melhoria”, explicou Ana Paula Matos.
A vice-prefeita afirmou que, nos últimos anos, a cidade tem investido significativamente na infraestrutura turística, na qualificação da rede e no fortalecimento do setor. O feedback do trade turístico, segundo ela, tem sido valioso, orientando as ações da pasta. “Estamos, por exemplo, trabalhando em iniciativas para promover o turismo fora da alta temporada, com a colaboração de diversos parceiros. Nossa gestão é pautada pelo trabalho responsável, técnico, ético e, acima de tudo, colaborativo. Eventos como este demonstram que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é claro: aumentar o tempo de permanência dos turistas, elevar o gasto médio e impulsionar a geração de empregos”, afirmou.








