O iFood, empresa brasileira e maior plataforma de entregas da América Latina, atingiu um marco histórico ao registrar 100 milhões de pedidos durante o mês de agosto. A companhia conecta hoje mais de 55 milhões de clientes, 350 mil estabelecimentos parceiros e 310 mil entregadores ativos, em 1,7 mil cidades do Brasil. O iFood pertence ao Grupo Movile, fundado pelo baiano Fabricio Bloisi, e que inclui ainda as marcas Sympla, Wavy, PlayKids, MovilePay e Zoop.
O pedido de número 100.000.000 foi um lanche com hambúrguer, refrigerante e batata-frita, realizado às 12:54, em Lins, cidade com cerca de 74 mil habitantes no interior. O número em um mês representa um crescimento de mais de 30% em relação a agosto de 2023, quando o aplicativo registrou cerca de 76 milhões de pedidos.
A plataforma foi criada em 2011, em Jundiaí-SP, ainda como um guia impresso de cardápios chamado Disk Cook, com os pedidos feitos por meio de uma central telefônica. Em 2013, a empresa recebeu investimentos da Movile, de Fabricio Bloisi, que já investia na área de tecnologia desde o final da década de 90, quando criou o grupo. Já sob controle da Movile, a plataforma adotou uma estratégia inovadora, cresceu e expandiu suas frentes de negócio, com muita tecnologia embarcada. De uma startup com apenas 20 funcionários, hoje, a empresa tem um quadro com mais de 6 mil funcionários.
A história do baiano
Baiano de Salvador, Fabricio Bloisi tem hoje 47 anos. Em 1995, ele foi cursar Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no interior de São Paulo. Antes mesmo de se formar, já atuava empreendendo em startups. A primeira empresa, que inicialmente se chamava Intraweb, mudou o nome para Movile em 2007. Após a graduação em Ciência da Computação, Fabricio Bloisi fez mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) e cursos nas Universidades Stanford e Harvard (EUA).
O crescimento da Movile foi rápido, ao enxergar que os avanço da telefonia móvel poderia mudar radicalmente o comportamento dos consumidores e os negócios. Além do Brasil, o Grupo, com suas plataformas, chegou a seis países, atendendo mensalmente mais de 200 milhões de clientes móveis. O crescimento chegou a 70% por ano, um salto que abriu os olhos de muitos investidores.
Foram diversos aportes de investidores, que apostaram no crescimento da empresa. No ano passado, por exemplo, a Movile recebeu a maior rodada de investimento desde sua fundação: US$ 200 milhões (R$1,1 bilhão) oriundos do Prosus, um grupo global de internet. Há dois meses, Fabrício Bloisi deixou o comando da Movile e da iFood para assumir o cargo de CEO da holding internacional de investimento e negócios e principal acionista na Movile, a própria Prosus, na Holanda.