Maior rede varejista do Norte e Nordeste brasileiros e a terceira maior do país, o Grupo Mateus segue com a política de expansão, inclusive na Bahia. Nesta sexta-feira (7), a empresa inaugura sua oitava loja no estado, no município de Eunápolis, no extremo sul. A unidade Mix Mateus, no formato atacarejo (cash and carry), conta com mais de 3.800m² de área de vendas e está gerando 268 empregos diretos. O grupo avança em território baiano e deve chegar em breve a novos municípios, inclusive Salvador.
“Assim como temos feito nos outros municípios da Bahia onde estamos presentes, buscamos oferecer uma experiência de compra diferenciada e contribuir para o desenvolvimento econômico e social local, bem como oferecer conveniência, qualidade e preços competitivos para nossos clientes. Esta é mais uma etapa na nossa trajetória de crescimento e consolidação como uma das maiores redes varejistas do país”, declarou o CEO do Grupo Mateus, Jesuíno Martins.
A rede, que já conta com 263 lojas em operação em nove estados das regiões Norte e Nordeste, já possui, na Bahia, unidades em Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Jacobina, Juazeiro, Conceição do Coité, Vitória da Conquista e Itabuna, além de um Centro de Distribuição em Feira de Santana.
O formato atacarejo atende tanto os consumidores convencionais quanto o pequeno comércio varejista local. O rol de produtos, além dos industrializados, inclui açougue, peixaria, padaria, hortifrúti com frutas e verduras.
GRUPO – Fundado no Maranhão, por Ilson Mateus – atual presidente do Conselho de Administração -, o Grupo atingiu uma receita bruta de R$ 30,2 bilhões em 2023, com um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Somente no primeiro trimestre de 2024, obteve um lucro líquido de R$ 240 milhões. Em 2020, a companhia abriu o capital com foco na expansão.
Ilson Mateus, atualmente com 60 anos, chama a atenção pela sua história de vida. Começou a trabalhar ainda na juventude. Foi engraxate, trabalhou numa fábrica de cachaça e, no início dos anos 80, aos 21 anos decidiu ir para Serra Pelada na esperança de encontrar ouro. Durante anos trabalhou como garimpeiro nas proximidades de Marabá, na Serra dos Carajás. Não teve êxito na extração de ouro e decidiu voltar para Imperatriz-MA e empreender. Abriu dois pequenos negócios e quebrou duas vezes. Tentou mais uma vez em 1986, no município de Balsas-MA, onde um comércio pela terceira vez. A mercearia prosperou e, em seguida, ele também entrou no ramo de logística. Nasceu então a marca Mateus Supermercados, que se tornou rede.