O Governo da Bahia fechou acordo com o governo mato-grossense para aquisição dos três para utilização do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. O investimento será de R$820 milhões – que serão pagos em quatro parcelas anuais -, na compra de 40 composições de trens – cada um com sete vagões. Outros R$ 100 milhões, aproximadamente, serão utilizados para aquisição de equipamentos, como trilhos, catenárias, cabos, subestações e outros insumos necessários para a estrutura.
A negociação viabilizará o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital baiana, cuja obra já havia sido contratada, mas o maquinário e equipamentos chegariam com anos de atraso, caso ainda fossem encomendados. O estado do Mato Grosso, que desistiu do VLT, por sua vez, terá recursos para a construção da estrutura do novo modal Bus Rapid Transit (BRT) e para a aquisição dos ônibus.
A assinatura do acordo aconteceu na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, e contou com as presenças do presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e dos governadores Jerônimo Rodrigues e Mauro Mendes. Também presentes os presidentes dos tribunais de contas dos dois estados – Marcus Presídio (BA) e Sérgio Ricardo (MT) –, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas da Bahia, Camila Luz de Oliveira, o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, Alisson Carvalho de Alencar, e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva, estiveram presentes no momento de realização do acordo de compra e venda dos trens.
MANUTENÇÃO – A CAF, fabricante dos trens, fará o restabelecimento técnico-operacional das máquinas, em São Paulo, antes do envio para Salvador. O governo baiano também realizará uma contratação, com a empresa CAF, de garantia e manutenção para os dois primeiros anos de operação. Outro ponto negociado é a compra de equipamentos como trilhos, materiais de telecomunicações e energia.
O Governo da Bahia informou que garantiu uma economia de 37,5% em cada VLT, se comparado com os valores cobrados pela fabricante ROTEM. Já em comparação com outro fabricante, a Alstom, a economia total chega a mais de R$ 350 milhões. Além desse fator, a Bahia ganhou em prazo de entrega, pois os trens já estão prontos, sendo necessário apenas o trabalho de restabelecimento técnico e operacional.