A Bahia se tornou um hub de desenvolvimento tecnológico para a Ford em todo o mundo. A montadora norte-americana, que encerrou as atividades de sua fábrica em 2021, segue, no entanto, investindo pesado no seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, instalado em Camaçari, no Senai Cimatec Park. Com uma equipe que saltou de 700 para 1.600 profissionais, entre engenheiros e pesquisadores, a unidade está sendo ampliada, com os investimentos já anunciados de R$ 64 milhões.
O Centro de Engenharia da Ford na Bahia é responsável pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades e tecnologias presentes nos carros da marca no mundo. Já desenvolveu três novos motores utilizados em várias plataformas da Ford ao redor do planeta.
“Essa ampliação reforça o compromisso da Ford em continuar investindo nos talentos brasileiros e nos posiciona como um dos centros de desenvolvimento da Ford mais competentes no mundo. A parceria junto ao Senai Cimatec na Bahia é fundamental para esse crescimento, permitindo uma formação de alta qualificação em um ambiente de tecnologia e inovação”, afirmou Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
A decisão de transformar o Centro em seu hub de desenvolvimento tecnológico ganhou mais um estímulo, com a aprovação do Programa Mover, que amplia benefícios fiscais para empresas que apostam em novas tecnologias, sobretudo sustentáveis. A unidade em Camaçari, que é um dos nove centros de engenharia da Ford no mundo, exporta inteligência automotiva, e incluirá o desenvolvimento de veículos eletrificados e tecnologias autônomas.
As instalações da Ford no Cimatec Park somam hoje 6 mil metros quadrados, distribuídos por seis prédios, onde funcionam escritórios, laboratórios de realidade virtual e uma área de “teardown” – que realiza a desmontagem e análise de componentes. O novo prédio terá capacidade para abrigar até mil pessoas, incluindo escritórios, laboratórios de desenvolvimento, área de treinamento e auditório.