
A primeira edição do INDEX 2025, que acontecerá de 27 a 29 de agosto, no Centro de Convenções Salvador, conseguiu comercializar todos os 290 estandes. Considerado a maior feira da indústria no Norte e Nordeste, o evento espera um público de mais de 30 mil pessoas, com uma movimentação em negócios da ordem de R$ 100 milhões. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (18), durante coletiva de imprensa, na sede da Federação das Indústria do estado (Fieb), que contou com as presenças do presidente da entidade, Carlos Henrique Passos, e do diretor-superintendente do Sebrae-Ba, Jorge Khoury.

“O index é uma grande oportunidade para a indústria baiana. Teremos pequenas feiras, de vários segmentos, dentro de uma mesma feira. Esta primeira edição começamos com sucesso, com 100% dos espaços ocupados”, destacou o presidente da Fieb. Do total das cerca de 300 empresas participantes, 60% são pequenos negócios.
O evento, que é produzido pela Bahia Eventos, terá como foco conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial. O diretor-superintendente do Sebrae-Ba, Jorge Khoury, citou que o Index proporcionará o networking e troca de conhecimento, inclusive com o setor comercial. Ele destacou a participação de empresas do interior, cuja participação foi incentivada por meio das regionais do Sebrae no estado. “O evento está sendo montado com muito cuidado e tenho certeza que será um sucesso”, afirmou.
A programação incluirá palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, além de oito missões empresariais. Estarão presentes no evento segmentos dos setores petroquímico, mineração, metal mecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. No evento também ocorrerão premiações, como o concurso do Melhor Pão Francês da Bahia, e o Prêmio IEL de Talentos, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA).
Abertura
Na abertura do evento, no dia 27, são esperadas as presenças do vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o baiano Antônio Ricardo Alban, entre outras lideranças políticas e empresariais.
Números
A indústria baiana responde por 25,9% do PIB estadual – R$ 76 bilhões – e concentra 66% das exportações locais em 2025. Com mais de 22 mil empresas ativas, emprega 457 mil trabalhadores e impulsiona o crescimento econômico do país.








