Desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino, especialmente o acesso ao mercado, capital e financiamento, estarão em discussão nessa quinta-feira (13). O ‘5º Diálogo Nacional W20 Brasil – Edição Especial Salvador’ é um evento gratuito e acontecerá das 13h às 18h, no Campus Tancredo Neves da Universidade Salvador (UNIFACS), com transmissão on-line. Para participar, é necessário se inscrever através do link.
De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a quantidade de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, um aumento de 30% de 2021 para 2022 e um recorde desde que o acompanhamento começou a ser feito, em 2016. O levantamento aponta ainda que as empreendedoras atuam majoritariamente no setor de serviços e representam 34,4% do universo total de proprietários de empreendimentos no país.
“O empreendedorismo segue sendo muitas vezes o único caminho para algumas mulheres, especialmente em países do Sul Global, pois gera renda e garante sua sobrevivência e de sua família. Apesar de um aumento no número de mulheres empreendedoras, sendo uma representatividade importante, seus negócios ainda não crescem iguais aos dos homens devido à falta de programas de formação, redes de conexão, atividades específicas para melhorar o acesso ao mercado, financiamento e capital para seus negócios”, ressalta Adriana Carvalho, líder da Delegação W20 Brasil.
Diretora da UNIFACS, integrante do Ecossistema Ânima, Annita Souza afirma que “a educação é base essencial para empoderar mulheres a se tornarem líderes e inovadoras em seus campos. Nosso apoio ao evento reafirma nosso compromisso em criar um ambiente onde mulheres possam prosperar e liderar, contribuindo para um futuro mais equitativo e próspero para todos.” Ela também diz que a universidade se sente “muito honrada em sediar e apoiar o 5º Diálogo Nacional W20 Brasil, uma plataforma essencial para as discussões sobre equidade de gênero e o empoderamento de mulheres empreendedoras”.
Dinâmica
As discussões acontecerão em um formato de dinâmica alternando aportes de conteúdos e interação com público presente, com o objetivo de contribuir com propostas de políticas públicas que enderecem desafios e impulsionem o empreendedorismo de mulheres como catalisador de equidade, inovação e sustentabilidade. Para a realização da agenda 2024 do W20 Brasil, o grupo conta com o patrocínio da Visa Foundation na categoria Capim Dourado, da ENGIE Brasil, EY e Organon na categoria Renda Bilro, e da Ambev na categoria Cestaria Étnica. A entidade parceira co-executora é o Instituto Rede Mulher Empreendedora.