[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Empresas baianas de cacau e chocolate participarão de rodadas de negócios

Redação
28/05/2024 12:00
Foto: Fieb

Empresas do ramo de cacau e chocolates interessadas em ampliar sua presença comercial no exterior têm até o dia 4 de junho para se inscrever na Rodada de Negócios do Exporta Mais Brasil, que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, em paralelo ao Chocolat Festival, em Ilhéus. A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e visa facilitar o contato de empresas brasileiras com o mercado internacional sem que estas precisem sair do Brasil.

São 30 vagas destinadas a empresas do setor de amêndoa de cacau e chocolates, de todas as maturidades exportadoras. Eles terão a oportunidade de se conectar a mais de 10 compradores internacionais e expandir seus negócios. As inscrições devem ser realizadas eventos/evento/exporta-mais-brasil-cacau-e-chocolate/7081be3e-9caa-458a-a0a9-c66138b86d71?utm_sourceComunicacao">neste link. As empresas também podem entrar em contato com o Centro Internacional de Negócios da FIEB, o CIN/FIEB, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (71) 3343-1424.

A realização das rodadas de negócios com os importadores conta com o apoio da Federação de Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Instituto Arapyaú, Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

As empresas participantes devem ter uma estratégia para exportação e/ou internacionalização e receberão pontuação adicional caso disponham de certificações de reconhecimento internacional. Além disso, terão vantagem na pontuação as cooperativas ou empresas que seguem as diretrizes e políticas da ApexBrasil e as que são lideradas por mulheres. Para conhecer maias detalhes do regulamento, basta acessar este link.

Chocolate tipo exportação

O Brasil exportou, em 2023, chocolates para mais de 140 mercados globais, evidenciando a diversidade e a qualidade dos produtos nacionais. O setor tem se alinhado às demandas de sustentabilidade e governança corporativa, que são cada vez mais exigidas pelos consumidores internacionais. Além disso, a produção de chocolates premium tem crescido, atendendo à demanda global por produtos de alta qualidade.

A ApexBrasil estimula as exportações do setor por meio da participação das empresas em eventos internacionais de grande relevância, como o Salon du Chocolat Paris, ISM Cologne, ISM Middle East e Sweets Snacks Expo, nos quais as empresas brasileiras podem exibir seus produtos e conquistar novos mercados.

Em 2023, as exportações brasileiras de chocolate alcançaram US$ 167,4 milhões, o maior valor exportado nos últimos 20 anos. O crescimento médio anual (CMA) das exportações de chocolate foi de 3,6% entre 2013 e 2023, uma taxa três vezes maior à da década anterior (2003-2013), em que o CMA foi de 1,2%. Esse crescimento é resultado do constante investimento da indústria brasileira em qualidade, inovação e conformidade com padrões internacionais rigorosos. (Com informações da Fieb)

SERVIÇO