A Eletrobras investirá R$ 5,2 bilhões em 18 linhas de transmissão no Nordeste, com uma extensão de 1900 km. Do total, 780 Km são de novas linhas que serão implantadas na Bahia. As obras devem começar em 2026 e atingirem “o pico” em setembro do próximo ano, quando 10 mil pessoas devem estar trabalhando na implantação das linhas. A expectativa é de que sejam concluídas em 2028.
As principais linhas a serem implantadas são: Bom Nome (PE) a Campo Formoso (BA) com uma extensão de 369 km; Bom Nome- Zebu III (BA) com 183,7 km; Zebu III- Olindina (Ba) com 227km; Zebu-Floresta (PE) com 91,9 km; Chapada III (Araripe-Crato) com 168 km; Morada Nova-Pacatuba (CE) com 146,7 km; Quixadá (CE)-Cratéus (CE), entre outras.
Segundo a diretora de Engenharia de Transmissão da Eletrobras, Luciana Martins, a Eletrobras arrematou quatro lotes no leilão de transmissão, que aconteceu em abril de 2024. Dessas, três grandes lotes incluem as novas linhas no Nordeste. “Isso vai melhorar e amplificar a capacidade de transmissão de energia no Nordeste, proporcionando mais robustez ao sistema e mais segurança energética para a região”, afirmou.
Após a licença ambiental, a empresa contratará os prestadores de serviços que implantarão as subestações e linhas de transmissão. Atualmente, a Eletrobras conta com 74 mil km de linhas de transmissão.