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Cooperativas da agricultura familiar da Bahia exportam 12 toneladas de produtos para Portugal

Redação
05/01/2024 12:00
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Cooperativas da agricultura familiar da Bahia, através de parceria com a Family FarmingBrazil, exportaram 12 toneladas de produtos para Lisboa. Um container seguiu, nesta sexta-feira (5) para a capital portuguesa, com chocolates em pó e em barra com diversos percentuais de cacau; geleias de cacau, banana, cupuaçu, palmito e outras frutas típicas do estado; cervejas artesanais; frutas desidratadas; farinha de mandioca goma de tapioca hidratada; doces, flocão de milho não transgênico certificado, castanha de caju a e pasta de castanha de caju.

A iniciativa é realizada pela Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes/BA), que, nessa ação de comercialização, é representada pela Family FarmingBrazil. Na operação, estão sendo enviados produtos da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Cooperativa Agropecuária do Baixo Sul da Bahia (Coopgeaf), Cooperativa Agrícola da Bahia (Coab) e Cooperativa Cacau Mata Atlântica da Bahia (Coopermata).

O gerente comercial da Coopiatã e diretor de exportação da Unicafes, Rodolfo Moreno, disse exportar os cafés era um plano antigo, de quando foi fundada a cooperativa. Ele conta que esse objetivo foi se concretizando a partir do apoio do Governo do Estado, que possibilitou, inclusive, à ida de cooperativas baianas a outros países para expor produtos, a exemplo do Japão, mas que precisava de uma estratégia para o escoamento dos produtos expostos nessas feiras internacionais.

A Family FarmingBrazil será a parceira na implantação de um centro de distribuição, em Portugal, desses produtos para alcançar os mercados da Europa e até da Ásia: “Essa estratégia do centro de distribuição vem para realmente inserir os produtos da agricultura familiar [da Bahia] no mercado externo”, informou.

Foto: Mário Marques/Ascom SDE